[ editar artigo]

Tufi Mousse assina o restaurante oficial da CASACOR SP 2021

Tufi Mousse assina o restaurante oficial da CASACOR SP 2021

Tufi Mousse, apresenta na CASACOR SP 2021 uma arquitetura pensada para criar uma superfície ventilada e aconchegante, que se torna um lugar para degustar bons pratos e também para servir como um respiro aos visitantes.

A mostra fica em cartaz de 21 de setembro a 15 de novembro no Parque do Mirante, anexo ao Allianz Parque, em São Paulo.

É como um passe de mágica que transforma a aridez do concreto em local para despertar e degustar sabores. O arquiteto catarinense Tufi Mousse carimba sua segunda participação na CASACOR São Paulo 2021 provando que a arquitetura é capaz de materializar qualquer miragem em pleno estacionamento cinzento - local que abriga esta edição - e converter em aconchego e leveza. A mostra paulistana ocorre de 21 de setembro a 15 de novembro, no Parque do Mirante, em São Paulo.
 
O ambiente de 360 metros quadrados tem como destino ser um ponto de encontro e de jantares regados a boa gastronomia elaborada pelo tradicional Badebec, reconhecido pelo cardápio de comida brasileira e saudável. O arquiteto nomeou a operação como “Restaurante Terraço”, e implantou um layout seguindo a máxima exigida em tempos contemporâneos de distanciamento social e espaços arejados para
ocupação.
 
Além de um local confortável para acomodar cerca de 90 pessoas sentadas, nossa intenção é também oferecer um respiro aos visitantes. A sede desta edição da mostra nos trouxe um desafio de proporcionar e nos apropriar de ventilação e luz natural. Montamos uma estrutura em encaixe que serve como um corredor para canalizar o vento e refrescar a sala. A iluminação, apesar de pouca incidência de luz natural, tem
como base a paleta clara e reflexiva, pontual e intimista. O projeto é um perfeito quebra-cabeça que não desperdiçará nenhuma peça sequer no período de desmontagem. Tudo foi pensado do começo até o fim, que desdobrará outra possibilidade de construção a partir dos materiais utilizados
”, explica o profissional.


Uma parede serve como plano de fundo, mas não só. Sua presença é fundamental para a circulação do ar no ambiente. A superfície vertical em MDF paralela ao canteiro verde em L conduz o fluxo do vento para dentro do restaurante. O recuo do teto, em 1.30m sem forro, dá a sensação de área aberta, e a grande estrutura vazada em pórticos e pergolados amadeirados, executados pela Woodler e Berlim Ambientes, funcionam como corredores de frescor. Além de trazer mais aconchego e escala ao
espaço.

Sem janelas, nem vidros. A madeira está por toda a parte e direciona, por meio da instalação do projeto, o aproveitamento possível do ar. Ainda aquece a composição, ambientada com os móveis soltos de shape arredondado da Breton. O toldo contínuo e em listras na cor terracota laranja metálico pontua a sensação de “terraço” proposta pelo escritório. Os estofados em tecido claro e de bom toque acompanhados de
poltronas confortáveis valorizam os sentidos na experiência gastronômica. O bar circular é destaque e onde serão servidos os drinks e cafés.

Tufi Mousse assina a “Casa dos Pássaros” para a CASACOR/SC
 

90% reutilizável
 

Sem gesso no teto e com exceção do contrapiso instalado, o sistema inteiro em MDF foi calculado para ser reaproveitado após o encerramento da mostra. E com o mínimo de desperdício. A montagem ocorreu de forma rápida, em apenas cinco dias o restaurante estava de pé e pronto para ser usado. 
 
A mesma agilidade será repetida no fim desta edição, quando a estrutura poderá ser utilizada para outros fins. A sustentabilidade é exercitada na prática e para o escritório não há mais como pensar arquitetura efêmera como descarte e rastro de um tempo que passou. E passou mesmo.
 
O sistema que desenvolvemos se adapta a várias possibilidades como a montagem de uma nova tipologia de móveis, estantes, painel. Tudo pode ser remodelado e será. Os tamanhos das peças, os encaixes passaram por um detalhamento minucioso prevendo a entrada na mostra e também saída”, pontua Tufi.

Inventário de Móveis:
 
FORNECEDORES
 
Nome: Berlim Ambientes
Segmento: Movelaria planejada

 
Nome: Breton
Segmento: Móveis soltos
 
Nome: Caesarstone
Segmento: Superfícies de quartzo

 
Nome: Coral
Segmento: Tintas
 
Nome: Duratex
Segmento: Produtora de painéis de madeira

 
Nome: Grecco AD
Segmento: Movelaria planejada

 
Nome: Organne
Segmento: Vasos
 
Nome: Portinari 
Segmento: Revestimentos e porcelanatos

Nome: Woodler – Dna Francisca
Segmento: Indústria moveleira - Marcenaria

 
Tinta acrílica acetinada Planícies Escocesas da Coral
 
Mobiliário Solto Breton:
Aparador Copacabana
Banqueta Pacífica Giratória
Bar Jazz
Cadeira Arco
Cadeira Fab
Cadeira Verus
Mesa de Centro Indaiá
Mesa de Centro Itapirapuã
Mesa de Jantar Floripa
Mesa Jantar Grace
Mesa lateral Cabras
Mesa Lateral Rei
Poltona Bumbo
Sofá Alfi
Sofá Cello
 
DURATEX
Pórtico – Basalto
Pérgolas – Carvalho Batur

 
ORGANNE
Bacia Rústica Buenos Aires - Marrom
Bacia Rústica Daca - Marrom
Vaso Mônaco - Bronze
Vaso Oceania - Bronze
Vaso Russia - Marrom
Vaso Rústico Dubai - Marrom
 
PORTINARI
Piso – Batuto GR NAT 
Parede – Dom BW NAT Bold
 
Obra de arte Caos
Artista Ana Bergaton
 


 
Sobre Tufi Mousse

Há 22 anos no mercado de arquitetura e design de interiores, o arquiteto Tufi Mousse comanda dois escritórios com sede em Joinville (SC) e São
Paulo (SP). Com nove participações em mostras catarinenses de decoração, este é o segundo ano presente no elenco da CASACOR/SP.  
 

Sobre a CASACOR


Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

 

 

Movimento TOPVIEW por Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos para mim e marcas que acredito.

Ler conteúdo completo
Indicados para você