[ editar artigo]

O Brasil na Expo Dubai 2020, realizada em 2021 com foco na Sustentabilidade, Mobilidade e Oportunidades

O Brasil na Expo Dubai 2020, realizada em 2021 com foco na Sustentabilidade, Mobilidade e Oportunidades

A oportunidade do Brasil na primeira grande exposição mundial do Oriente Médio, África e Sul da Ásia, em levar seu nation branding aos visitantes, e a lembrança de 1922, quando o país organizou a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil

 

A Expo Dubai 2020, que começou hoje, 1 de outubro 2021, ao público, traz a mensagem clara do fortalecimento em conjunto dos 192 países em busca de ações concretas para a Sustentabilidade, Mobilidade e Oportunidades, os três pilares da grande exposição mundial.

O tema desta edição da mostra internacional é "Connecting Minds and Creating the Future" (Conectando Mentes e Criando o Futuro) e pela primeira vez, cada país terá o seu próprio pavilhão, o que permitirá uma imersão na cultura local de modo a descobrir o que faz cada um ser único até mesmo em seus regionalismos - chamada mundialmente de nation branding.

Os visitantes da Dubai World Expo devem ser vacinados ou ter um teste PCR negativo para covid-19 dentro de 72 horas, para que os riscos se diminuam ainda mais neste que é o primeiro grande evento mundial após o início da pandemia.

Mais de 60 eventos diários estão programados em uma programação que contará com semanas temáticas voltadas aos desafios e oportunidades atuais, como clima e biodiversidade, desenvolvimento rural e urbano, tolerância e inclusão, e água. Entre eles, estão práticas de esporte e/ou atividades de bem-estar ao ar livre, shows, espetáculos teatrais, instalações de arte, workshops, palestras, apresentações de dança, festivais, desfiles, conferências de negócios e diversas experiências gastronômicas nos mais de 200 restaurantes no local, divulgou o portal UOL e o Portal da Indústria.

Foto Marcelo Camargo para Agência Brasil

O Pavilhão do Brasil

Um grande cubo branco é o que representa o Brasil na Expo Dubai 2020, realizada pela primeira vez no Oriente Médio, África e Sul da Ásia, e que promete gerar negócios e contatos ao longo de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.

Segundo a Agência Brasil , o pavilhão brasileiro na Expo Dubai vai contar com restaurante, um café com comidas típicas e um parque de águas representando rios e lagos por onde as pessoas poderão caminhar, que recria a bacia do rio Amazonas para discutir o tema através de mostras e palestras. 

Fotos Marcelo Camargo para Agência Brasil

Segundo o diretor do pavilhão do Brasil, Raphael Nascimento, o espaço foi pensado para ser um local de reflexão, tranquilidade e brincadeira.

O Brasil é um país que produz energia limpa, que tem mais de 60% do seu território coberto por vegetação original, que tem know-how em combustíveis limpos. É essa a imagem que nós queremos deixar muito clara", afirmou o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para CNN Brasil na abertura oficial do Pavilhão em Dubai, buscando mostrar que está comprometido com a sustentabilidade.

Imagem divulgação Expo Dubai 2020, Pavilhão Sustentabilidade por Grimshaw

A mensagem da arquitetura

Estamos tentando mostrar que a humanidade pode construir edifícios que vivam em harmonia com o meio ambiente ao seu redor, que consigam aproveitar os recursos ao seu redor, seja sol ou água”, explica John Bull, diretor do Pavilhão de Sustentabilidade, para a CNN Brasil.

O Pavilhão de Sustentabilidade, chamado de "Terra", projetado pelo escritório Grimshaw, é cercado de Árvores de Energia, equipados com mais de 1000 painéis solares, que fornecerão parte da energia necessária para sediar o evento.

Pavilhão Expo Dubai 2020, design exclusivo do arquiteto espanhol Santiago Calatrava

Selecionada a partir de onze propostas apresentadas por nove empresas aclamadas em todo o mundo, o arquiteto espanhol Santiago Calatrava venceu com o seu projeto o pavilhão que representará os Emirados Árabes Unidos na Expo 2020, em Dubai. Sob o tema de “mentes de ligação, criando o futuro”, o design é inspirado em um falcão e será situado de frente para a al wasl plaza, que é o coração da zona de exposições de 200 hectares. (fonte archdaily)

Projetado pelos arquitetos do Foster + Partners, o Alif-The Mobility Pavilion exposto na Expo 2020 Dubai discute as fronteiras entre o mundo físico e digital e convida os visitantes a conhecer os ícones históricos da mobilidade, cujas inovações ajudaram a trilhar o caminho até os dias de hoje. O pavilhão possui o maior elevador de passageiros do mundo, capaz de transportar mais de 160 pessoas ao mesmo tempo, e uma pista semi-subterrânea de 330 metros de extensão que permite aos visitantes verem dispositivos de mobilidade de última geração em ação. (fonte archdaily)

Outros destaques vão para o Al Wasl Plaza de Adrian Smith+Gordon Gill Architecture, bem como imagens conceituais do Pavilhão das Oportunidades criado pela AGi Architects.

 

Reconhecimento do próprio país

Como mensagem aos milhões de visitantes esperados na grande exposição, o  xeque dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid, pedalou pelas ruas para conhecer a Expo 2020 Dubai UAE.

 

Semanas temáticas na Expo 2020 Dubai

As 10 semanas temáticas que acontecerão ao longo dos 6 meses da Expo 2020 Dubai serão uma oportunidade para intercâmbio sobre as novas perspectivas inspiradoras que abordam os maiores desafios e oportunidades dos nossos tempos, indo do clima à conectividade, da exploração espacial ao futuro da saúde humana e muito mais.

3 a 9 de outubro de 2021: Clima e Biodiversidade
Como podemos trabalhar juntos para gerenciar melhor as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade?

17 a 23 de outubro de 2021: Espaço
Como podemos explorar novas fronteiras de forma segura e produtiva?

31 de outubro a 6 de novembro de 2021: Desenvolvimento Urbano e Rural
Como vivemos e crescemos em harmonia com nosso planeta?

14 a 20 de novembro de 2021: Tolerância e Inclusão
Como podemos promover um maior entendimento comum para permitir sociedades mais tolerantes e inclusivas?

12 a 18 de dezembro de 2021: Conhecimento e Aprendizagem
Como podemos aproveitar e desafiar nosso conhecimento hoje para nos preparar para o futuro?

9 a 15 de janeiro de 2022: Viagem e conectividade
Como vamos equilibrar o impacto da expansão de nosso mundo digital com nossa realidade física?

16 a 22 de janeiro de 2022: Metas Globais
O que precisamos fazer juntos hoje por um mundo melhor em 2030?

27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2022: Saúde e bem-estar
Como podemos criar um mundo saudável e feliz?

17 a 23 de fevereiro de 2022: Alimentação, agricultura e meios de subsistência
Como podemos cultivar alimentos de forma sustentável para atender à demanda futura?

20 a 26 de março de 2022: Água
Como iremos proteger nosso recurso mais precioso hoje, para amanhã?

Conheça mais da programação em 

https://blog.kangaroo.com.br/expo-2020-dubai/

 

Tradição com mais de 170 anos e a grande exposição no Brasil

As grandes exposições tiveram início há 170 anos como forma de mostrar ao mundo as inovações para a época. Grandes acontecimentos foram o Palácio de Cristal (1891), em Londres, a Torre Eiffel (1889), em Paris, a apresentação do telefone ao mundo em 1876 na Filadélfia pelo próprio Alexander Graham Bell, com a presença de Dom Pedro II, e, em 1939, na Expo de Nova York, a primeira transmissão ao vivo de TV.

O Brasil recebeu uma grande exposição em 1922, na cidade do Rio de Janeiro, em pavilhões construídos no bairro da Urca.

Segundo o atlas.fgv, a Exposição Internacional comemorativa do Centenário da Independência do Brasil (1822-1922) foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1922 e se prolongou até o dia 24 de julho do ano seguinte. Realizada no mesmo ano de outros eventos relevantes para a história brasileira, como a Semana de Arte Moderna, a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Revolta do Forte de Copacabana, a Exposição do Centenário vem despertando crescente interesse da historiografia preocupada com o tema da identidade nacional na década de 1920.

 

 

 

Movimento TOPVIEW por Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa
Adriano Tadeu Barbosa Seguir

Sou um comunicador que busca movimentos do Mercado de Luxo para diferenciar pessoas no Marketing Pessoal, desde 2006, com aprovações nacionais e internacionais e conteúdos em diversos formatos para mim e marcas que acredito.

Ler conteúdo completo
Indicados para você